domingo, 14 de novembro de 2010

Alimentação da girafa no zoológico

As girafas são animais herbívoros, ruminantes e têm uma capacidade de se alimentar muito bem durante todo o ano. Podem recorrer a cerca de 100 espécies de plantas diferentes.
Alimentam-se de folhagem decídua, durante a época das chuvas (entre os meses de novembro e maio, quando o alimento é mais abundante) ou de espécies de folha perene, na estação da seca.
Além de folhas, galhos e até casca de árvores, pequenos rebentos ou brotos e arbustos de acácias e mimosas também são apreciados.
As girafas são adaptadas para explorar uma banda de vegetação localizada acima de 3 metros de altura, fora do alcance de todos os outros herbívoros. À exceção dos elefantes, as girafas exploram um nicho ecológico muito restrito e deste modo não têm competidores pelos escassos recursos da savana.
Em cativeiro recebem 5% de vegetação seca (grama desidratada), 65% ração com baixa fibra de ervas, mais 30% cenora, pão, banana, alface, espinafre, maça, batata doce e alfalfa.
No Zoológico de Lisboa, por exemplo, a sua alimentação consiste basicamente em ração, pão, fruta, cenouras, feno e ramos com folhagens. Já no Zoológico de Buenos Aires sua alimentação é a base de alfafa seca e fresca, cenouras, cebolas, brotos de soja e maçãs.
A dieta da girafas no Zoológico de Belo Horizonte, em Minas Gerais, por exemplo, é composta por ração, alfafa, cenoura, banana, maçã, verduras, rama de batata e galhos de leguminosas.
Já no Zoológico de Brasília as girafas consomem folhas de acácia (Acacia farnesiana), amora (Morus nigra), arapiraca (Pithecolobium sp), entre outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário