sábado, 20 de novembro de 2010

Girafa 'faz o pé' em zoo britânico

Thorn teve os cascos tratados na cidade de Chester.
Zoológico desenvolveu técnica que dispensa anestesia.

Foto: Reuters
A girafa Thorn 'faz o pé' nesta terça-feira (9) em zoo na cidade inglesa de Chester. (Foto: Reuters)
Foto: Reuters

Os cuidadores do zoológico estão desenvolvendo uma técnica para tratar os cascos dos animais sem uso de anestesia.  (Foto: Reuters)

domingo, 14 de novembro de 2010

Alimentação da girafa no zoológico

As girafas são animais herbívoros, ruminantes e têm uma capacidade de se alimentar muito bem durante todo o ano. Podem recorrer a cerca de 100 espécies de plantas diferentes.
Alimentam-se de folhagem decídua, durante a época das chuvas (entre os meses de novembro e maio, quando o alimento é mais abundante) ou de espécies de folha perene, na estação da seca.
Além de folhas, galhos e até casca de árvores, pequenos rebentos ou brotos e arbustos de acácias e mimosas também são apreciados.
As girafas são adaptadas para explorar uma banda de vegetação localizada acima de 3 metros de altura, fora do alcance de todos os outros herbívoros. À exceção dos elefantes, as girafas exploram um nicho ecológico muito restrito e deste modo não têm competidores pelos escassos recursos da savana.
Em cativeiro recebem 5% de vegetação seca (grama desidratada), 65% ração com baixa fibra de ervas, mais 30% cenora, pão, banana, alface, espinafre, maça, batata doce e alfalfa.
No Zoológico de Lisboa, por exemplo, a sua alimentação consiste basicamente em ração, pão, fruta, cenouras, feno e ramos com folhagens. Já no Zoológico de Buenos Aires sua alimentação é a base de alfafa seca e fresca, cenouras, cebolas, brotos de soja e maçãs.
A dieta da girafas no Zoológico de Belo Horizonte, em Minas Gerais, por exemplo, é composta por ração, alfafa, cenoura, banana, maçã, verduras, rama de batata e galhos de leguminosas.
Já no Zoológico de Brasília as girafas consomem folhas de acácia (Acacia farnesiana), amora (Morus nigra), arapiraca (Pithecolobium sp), entre outros...

domingo, 7 de novembro de 2010

África do Sul: mulher é morta por coice de girafa

Uma mulher estava passeando com seus cachorros em uma área natural da África do Sul quando foi atacada por uma girafa. Um coice do animal fraturou seu pescoço, e ela morreu na hora. Especialistas acreditam que, assustada com a presença dos cães, a girafa estava tentando proteger seu filhote.

Merike Engelbrecht, 25, estava no parque, na província de Limpopo, para celebrar seu aniversário de um ano de casamento com o marido Juan. A viagem também fazia parte das festividades do aniversário de 50 anos de sua mãe.

Ela estava andando em uma trilha com os cães quando a girafa ficou nervosa por causa de sua aproximação. Merike teria tentado proteger os cachorros e acabou sendo atingida pela pata do animal. Seu corpo foi descoberto quando um dos cães se aproximou dos familiares, machucado.

Apesar de parecerem pacíficas, o coice das girafas é capaz de fraturar o crânio de um leão, seu predador natural. Acredita-se que o acidente aconteceu porque ela quis proteger seu filhote. A família não guarda rancores do animal selvagem, que não será sacrificado.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Por que o pescoço da girafa é tão flexível?

Pescoço de girafa
As girafas (em inglês) se elevam acima de todos os outros mamíferos do mundo. Aparando ramos ao longo das savanas africanas sobre pernas finas como pernas-de-pau, a girafa macho adulta pode exceder os 6 metros [fonte: National Geographic (em inglês)]. Mas apenas cerca da metade de sua altura vem de seu tronco - o restante vem do pescoço. E como se todo esse comprimento não fosse suficiente para esse animal, ele ainda tem outra ferramenta para expandir seu alcance: sua língua pode se esticar a até 46 centímetros.
Quanto ao longo pescoço, os cientistas continuam sem respostas definitivas em relação ao exato caminho evolucionário que os ancestrais do animal tomaram para estimular uma adaptação tão singular. Umas das peças mais surpreendentes desse quebra-cabeça é que a vasta extensão do pescoço contém apenas sete vértebras. É o mesmo número de vértebras que os humanos e quase todos os outros mamíferos possuem.

Graças a seus pescoços altaneiros, as girafas podem atingir até 6 metros de altura
Como explicação, muitos pesquisadores apontam o petisco preferido das girafas, as folhas de acácia, como responsável por essa extensão adicional do pescoço. A teoria da evolução diz que as girafas, através da seleção natural, tem aquele pescoço porque seu alimento preferido estava no alto dessas árvores de 6 metros. Entretanto, as girafas também passam algum tempo, particularmente durante a última parte do dia, com suas pernas abertas obliquamente, mastigando gramíneas e arbustos rasteiros [fonte: Dagg and Foster].
Outros pesquisadores dizem que talvez se trate de impressionar as fêmeas de pescoço mais curto. As girafas macho, chamadas touros, brigam numa competição pescoço contra pescoço pelas girafas fêmeas. Semelhante a carneiros entrelaçando chifres em batalhas exaltadas, os touros usam seus pescoços robustos para atingir um ao outro com força esmagadora. As leis da adaptação sugerem que aqueles com o pescoço mais longo e forte ganham a competição.
Seja qual for o caso, as sete vértebras das girafas fazem as nossas parecerem anãs. Na verdade, cada vértebra do pescoço da girafa pode ter até 25 centímetros de comprimento .Como você pode adivinhar, isso não é feito exatamente para uma carga leve: estamos falando de cerca de 270 quilos.
Como esses quadrúpedes magricelas suportam todo esse peso e ainda conseguem se movimentar? Vá para a próxima página para descobrir os segredos do pescoço mais longo da natureza.